Barra do Governo Federal
-->

Notícias

Olinda é primeira cidade pernambucana a oferecer curso para conselheiros escolares em 2015

Olinda é o único município de Pernambuco a oferecer o Curso de Conselheiros Escolares. A capacitação online é realizada graças a um convênio com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Até 28 de junho, encontros presenciais estarão sendo realizados, mensalmente, no laboratório de informática da Faculdade de Olinda (Faccotur). A próxima aula acontece nesta terça-feira.

A primeira turma conta com a participação de 29 escolas totalizando 45 cursistas. Este ano, o objetivo principal foi agregar a participação dos gestores das escolas. O curso, também, conta com a participação de representantes de pais, funcionários e professores.

O curso aborda as funções deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora do Conselho Escolar, fundamentadas na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96 e no Plano Nacional de Educação. Um técnico da Secretaria de Educação de Pernambuco com formação específica em Conselho Escolar foi selecionado pela Coordenação Estadual do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares para ministrar e acompanhar as nove aulas online e os três encontros presenciais.

O conselho é formado pelo diretor da escola e representantes de cada segmento que compõe a comunidade escolar: pais, professores, alunos, funcionários e comunidade. Juntos, eles participam da gestão administrativa, pedagógica e financeira da unidade escolar e também, estão inseridos na criação e atualização do seu Projeto Político Pedagógico.