Barra do Governo Federal
-->

Notícias

Tutores das Regionais de Ensino recebem orientações técnicas sobre curso de formação para membros dos colegiados escolares

Capacitar e aperfeiçoar os trabalhos dos membros que atuam nos colegiados escolares da rede estadual de ensino com foco na gestão democrática. Com este objetivo, a Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos, inicia no mês de setembro o ‘Curso de Formação para Conselheiros / Colegiados Escolares’. Para orientar no trabalho de formação dos conselheiros, a Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional (DGDC), realizou nesta sexta-feira (07/08) uma videoconferência com os tutores das Superintendências Regionais de Ensino.


Tutores são capacitados para ‘Curso de Formação para Conselheiros / Colegiados Escolares’. Crédito: Hudson Menezes ACS/SEE

Na abertura da videoconferência, a Superintendente de Recursos Humanos da SEE, Sílvia Andere, destacou a importância dos tutores no envolvimento dos membros dos colegiados no curso. “Uma das nossas metas é a formação de todos os envolvidos na política educacional de Minas Gerais e o papel de vocês (tutores) vai além de manter os cursistas informados sobre o curso e sua programação. O papel dos tutores também está na mobilização dos conselheiros a partir de um trabalho claro e estimulante”, destacou a superintendente.

O curso é uma parceria da SEE com o Ministério da Educação (MEC) e possui carga horária de 40 horas, sendo 28 horas a distância e 12 horas presenciais distribuídas em três encontros. A tutoria é desempenhada por técnicos das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) que atuam na equipe do Colegiado Escolar e o papel de articulador é exercido por analistas da DGDC. “Essa videoconferência realizada hoje tem um foco mais técnico, onde mostramos aos tutores a plataforma que será utilizada no curso e as orientações para a montagem de turmas. Nós temos como compromisso formar dois mil conselheiros esse ano que é a nossa meta junto ao MEC”, explicou o diretor da DGDC, Paulo Henrique Rodrigues.

Nessa edição, participarão membros dos colegiados das seguintes Superintendências: Curvelo, Teófilo Otoni, Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Guanhães, Carangola, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá.

Colegiados Escolares

Os Colegiados Escolares são órgãos representativos da comunidade escolar que possuem funções que compreendem às diretrizes pedagógicas, administrativas e financeiras referentes ao projeto pedagógico da escola. Além da análise de questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentação de sugestões para solução de problemas.


Leia mais:
Regionais de Ensino são orientadas sobre segunda edição de curso voltado a membros dos colegiados escolares.